1º BIMESTRE | ||||
“O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | * O corpo humano nas diferentes manifestações da velocidade, agilidade e força (as diferenças destas manifestações no ser humano). | Planejamento de situações variadas que possibilitem às crianças comunicar-se entre si através de gestos, movimentos, expressões faciais, olhares expressando emoções, sentimentos e necessidade estabelecendo um diálogo entre o seu corpo e o corpo dos outros. • Ao som de músicas de diferentes estilos (brinquedos cantados) propor movimentos corporais que exercitem diferentes partes do corpo e diferentes movimentos com graus de dificuldade crescentes. • Com o auxílio de fita adesiva ou tinta colorida, traçar linhas de diferentes tamanhos e de diferentes formatos no pátio da escola permitindo que as crianças exercitem o equilíbrio ao caminhar sobre elas. • Participação em atividades que permitam o exercício dos elementos fundamentais da ginástica ( andar, correr, saltar, lançar, chutar, girar, rastejar. • Transportar, balançar, etc.) utilizando ou não materiais em diferentes direções e posições. • Vivência de histórias infantis dramatizadas para exercitar as habilidades motoras de base no pátio da escola ou em outro ambiente com espaço suficiente para que as crianças possam se sentir à vontade na realização das atividades. • Participação em jogos que desenvolvam condutas psicomotoras: coordenação motora ampla e fina, lateralidade, organização espaçotemporal, acuidade visual e auditiva. • Jogos de imitação, por exemplo, de uma semente se transformando em planta realizando gestos que identifiquem as diferentes etapas do seu crescimento. Uma roda de conversa permite a sensibilização para com o cuidado a ser dispensado as plantas acentuando sua importância para o meio em que vivemos. Ampliação da percepção de sons, cores, cheiros, gostos e sensações através de atividades que envolvam os sentidos | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Compreender, vivenciar e experimentar o equilíbrio de objetos e alternância de sensações de desequilíbrio baseados em situações que ocorrem nos ambientes sociais. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Lateralidade visual e auditiva em relação ao posicionamento no espaço; • Vivência de diferenças e semelhanças entre lado dominante e não dominante nas pessoas. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Ampliação de experiências e domínio das diferentes habilidades motoras fundamentais (locomotoras, manipulativas e não locomotoras) garantindo a utilização das diversas linguagens corporais. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Domínio e resolução de situações que utilizem saltos horizontais, verticais e de uma altura. |
2º BIMESTRE
“O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Jogos de perseguição (vivência, criação e estabelecimento de regras). | Participação dos educandos em jogos e brincadeiras infantis característicos da região, garantindo a participação de todos através de diferentes critérios (negociados entre professor e educandos) para selecionar equipes com discussão sobre regras estabelecidas. • Jogos recreativos que envolvam perseguição (por exemplo: gato e rato), que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa. • Brincar, valorizando a participação do outro, através de jogos cooperativos em grandes jogos, ambientes fechados, com e sem materiais. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; Bússola; Apitos; Cartões (amarelo e vermelho) Bandeirinhas | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Vivenciar, analisar e reconstruir os esportes socialmente aprendidos (peteca/bolinha de gude, pipa/papagaio, bets, boliche); • Jogos Cooperativos. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Perceber o reaproveitamento de materiais através da construção de brinquedos (sucatoteca). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | • Reconhecer os jogos de salão e sensoriais como possibilidade de lazer, recreação e esporte. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Conhecer, vivenciar, e distinguir os diferentes estilos de lutas existentes no Brasil. |
3º BIMESTRE
“ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Danças da Região Norte (histórico, confecção de vestimentas e reconhecimento de passos básicos. | . Realização de movimentos básicos da dança executando-os de forma individual e ao longo da progressão em sequências que se ampliem de forma gradativa respeitando os ritmos próprios da criança. Utilização de diferentes materiais de sucata na construção de materiais que permitam a realização de atividades rítmicas manifestadas ao som de músicas. (por exemplo – bandinha rítmica). • Expressão através do canto e movimentos de cantigas de roda conhecidas. • Através de desenhos, comparação de brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós com as brincadeiras que se tornam rotina na vida das crianças ( videogames, por exemplo). | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Danças indígenas (reconhecimento do significado da dança para diferentes situações do contexto). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Criar e recriar sons através de instrumentos produzidos com sucata (Bandinha). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Vivência das danças populares do Brasil (funck, brega, forro, sertanejo, axé, calypso, pagode, pagode baiano). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Ginástica rítmica (bolas e cordas) movimentos diversos e montagem de coreografias. | |||
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Relação entre atividade física e saúde (a hidratação durante as brincadeiras e jogos). | Representação através da mímica de palavras e pequenas frases que indiquem ação em busca da adivinhação dos colegas: por exemplo caso da higiene pessoal) ou ações que demonstrem o cuidado com a higiene da casa, da escola, do lugar onde mora, com os animais e outros seres vivos. • Atividades na terra ou areia com uso da água, em pequenos grupos expressando, de forma compartilhada modelos de situações significativas no seu cotidiano. • Para desenvolver e preparar atividades de higiene bucal o educador poderá utilizar de dramatização, teatrinhos de fantoches, dedoches e brinquedos cantados, bem como, apresentação de vídeos aulas; • Ao abordar a temática de postura em situações diversas, o educador deve priorizar o ensinamento de adequações de movimentos rotineiros da criança tais como: carregar o carrinho da mochila, a mochila nas costas, a maneira adequada para andar de bicicleta dentre outros. | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (hemorragia nasal e choque elétrico); • O perigo do cerol para si e para os demais. Os prejuízos que as linhas de pipa/papagaio causam para a sociedade. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | O reaproveitamento dos alimentos para a promoção da saúde. (sucos e doces produzidos através de cascas e sementes). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Percepção das alterações da Frequência Cardíaca em repouso e durante a atividade física. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Postura do corpo para a leitura, escrita e ao utilizar aparelhos eletrônicos (computador, jogos eletrônicos/mine game, vídeo game e outros). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário