1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | O corpo humano nas diferentes manifestações das capacidades físicas (flexibilidade) reconhecimento das diferenças de flexibilidade nos indivíduos. | • Imitação do movimento do corpo e expressões faciais de uma seqüência de imagens projetadas ou apresentadas em cartazes de forma seqüencial com intervalos crescentes de tempo. • As organizações das ações propostas partem de práticas realizadas como próprio corpo, na exploração de espaços disponíveis e através de circuitos. | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Percepção do controle corporal através das vivências motoras conhecendo as mudanças de direção e localização em diferentes direções. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Possibilidade de aprimoramento da velocidade de movimentos e tempo de reação nas diversas ações motoras. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Experimentação vivências e utilização de diferentes capacidades físicas (força muscular e força geral e específica). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Aprimoramento da coordenação motora para através do refinamento dos movimentos locomotores melhorar as habilidades complexas manipulativas. |
2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Linguagem dos movimentos do corpo em jogos populares coletivos de disputa (ex. queimada). Vivenciar variações, criar e modificar regras. | Criação de regras para jogos e brincadeiras de modo a estimular o respeito ao outro e estabelecer trânsito com os demais componentes curriculares. • Jogos recreativos que envolvam perseguição, que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa. • Incentivo ao uso de jogos que exijam raciocínio lógico. • Jogos pré-esportivos, esportes coletivos e individuais situando-os no contexto histórico-cultural em que foram criados, reconhecendo as principais regras a sua realização e as estratégias básicas de diferentes modalidades. Utilizar para ampliar as discussões de informações e imagens disponíveis na mídia. • Participação em jogos respeitando aspectos técnicos e estéticos, utilizando os fundamentos das modalidades esportivas nos movimentos táticos dos jogos em busca de um melhor desempenho. • Execução de movimentos básicos de ataque e defesa das lutas progredindo para o desenvolvimentos de habilidades básicas e suas manifestações nas técnicas. Cabe ao educador, que não possua conhecimentos e habilidades necessários para o ensino educacional na área de lutas, buscar na comunidade local parcerias com pessoas que tenham conhecimentos/habilidades específicos nas mesmas. Na ausência destes, promover o conhecimento através de pesquisas diversas e proporcionar as vivências motoras, por meio de vídeos técnicos ou disponíveis na internet. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; Bússola; Apitos; Cartões (amarelo e vermelho) Bandeirinhas | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Reconhecimento através de atividades lúdicas da corrida com obstáculos, saltos e provas de pista. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Reconhecimento e experimentação de atividades como caminhada ecológica, trilhas para entendimento da consciência ecológica como opção de lazer. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Atividades de Grandes jogos que representem as diversidades regionais e possam ser reproduzidas em outros ambientes. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Participação de atividades prédesportivas que associem condições motoras e físicas dos E.B.C. |
3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | As danças brasileiras oriundas de países Africanos. | Ampliação dos movimentos básicos da dança nas dimensões técnica, representativa e de composição utilizando a criatividade e a livre forma de expressão utilizando-se de vídeos, filmes, convidando pessoas da comunidade ou de outros níveis de ensino, para realizar apresentações para a turma ou na escola. | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Representação, realização e reconhecimento das diferentes formas da manifestação da cultura musical brasileira através de instrumentos (berimbau, percussão, ou outros da realidade in loco). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Dramatização de situações cotidianas que envolvam a diversidade cultural e o meio ambiente valorizando o contexto regional (lendas e rituais). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Montagem de coreografia e confecção de vestimentas das danças folclóricas. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Ginástica rítmica (arcos e fitas) movimentos diversos e montagem de coreografias. | |||
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Informações preliminares quanto à importância do alongamento e aquecimento na atividade física. | Simulação de situações que exijam a aplicação de primeiros socorros incentivando a participação e a cooperação em busca de resultados que minimizem os danos provenientes da lesão sofrida. Podem-se criar materiais explicativos e informativos para facilitar a sequência de ações necessárias em cada caso apresentado. • A partir de análises de propagandas de produtos, vídeos, filmes e outros recursos disponíveis, discutir padrões de saúde, beleza, estética. • Leitura de textos que afirmem a importância da construção de um estilo pessoal de vida em relação a atividade física e alimentação encaminhando para o respeito às diferenças individuais . • Utilização de diferentes formas de percepção das alterações fisiológicas produzidas pelo movimento realizado em diferentes práticas realizando anotações e tabelas que permitam entender o processo. Percepção da necessidade em melhorar o desempenho físico como condição para manter saúde física e mental. Ampliação da percepção do ser humano como parte da natureza revelada nos movimentos, nos gestos, na interação e no cuidado. | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (picadas de insetos e animais peçonhentos). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Os alimentos industrializados com maior consumo entre (crianças e adolescentes) e as implicações na saúde (biscoito, saldinhos, refrigerantes, entre outros). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | A atividade física hidratação e reidratação. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | • As transformações da sexualidade nas diferenças entre gêneros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário