Loading...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
O corpo humano nas diferentes manifestações das capacidades físicas (flexibilidade) reconhecimento das diferenças de flexibilidade nos indivíduos.
• Imitação do movimento do corpo e expressões faciais de uma seqüência de imagens projetadas ou apresentadas em cartazes de forma seqüencial com intervalos crescentes de tempo.
• As organizações das ações propostas partem de práticas realizadas como próprio corpo, na exploração de espaços disponíveis e através de circuitos.
*      Tv , cd e dvd;
*      Balança antropométrica;
*      Fita métrica;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Bamboles;
*      Frequencímetro;
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório;
*      Laboratório.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.


PRÁTICAS SOCIAIS
Percepção do controle corporal através das vivências motoras conhecendo as mudanças de direção e localização em diferentes direções.

MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Possibilidade de aprimoramento da velocidade de movimentos e tempo de reação nas diversas ações motoras.

MULTIPLAS LINGUÁGENS
Experimentação vivências e utilização de diferentes capacidades físicas          (força muscular e força geral e específica).
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Aprimoramento da coordenação motora para através do refinamento dos movimentos locomotores melhorar
as habilidades complexas manipulativas.








2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

Linguagem dos movimentos do corpo em jogos populares coletivos de disputa (ex. queimada).
Vivenciar variações, criar e modificar
regras.
Criação de regras para jogos e brincadeiras de modo a estimular o respeito ao outro e estabelecer trânsito com os demais componentes curriculares.
• Jogos recreativos que envolvam perseguição, que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa.
• Incentivo ao uso de jogos que exijam raciocínio lógico.
• Jogos pré-esportivos, esportes coletivos e individuais situando-os no contexto histórico-cultural em que foram criados, reconhecendo as
principais regras a sua realização e as estratégias básicas de diferentes modalidades. Utilizar para ampliar as discussões de informações e imagens disponíveis na mídia.
• Participação em jogos respeitando aspectos técnicos e estéticos, utilizando os fundamentos das modalidades esportivas nos movimentos táticos dos jogos em busca de um melhor desempenho.
• Execução de movimentos básicos de ataque e defesa das lutas progredindo para o desenvolvimentos de habilidades básicas e suas
manifestações nas técnicas. Cabe ao educador, que não possua conhecimentos e habilidades necessários para o ensino educacional na área de lutas, buscar na comunidade local parcerias com pessoas que tenham conhecimentos/habilidades específicos nas mesmas. Na ausência destes, promover o conhecimento através de pesquisas diversas e proporcionar as vivências motoras, por meio de vídeos técnicos ou disponíveis na internet.
*      Tv , cd e dvd;
*      bolas variadas
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório
*      Multimeio;
*      Telefones celulares;
*      Câmeras fotográficas;
*      Filmadora;
*      Bússola;
*      Apitos;
*      Cartões (amarelo e vermelho)
*      Bandeirinhas
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Reconhecimento através de atividades lúdicas da corrida com obstáculos, saltos e provas de pista.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Reconhecimento e experimentação de
atividades como caminhada ecológica,
trilhas para entendimento da consciência ecológica como opção de lazer.
MULTIPLAS LINGUÁGENS

Atividades de Grandes jogos que representem as diversidades regionais e possam ser reproduzidas em outros ambientes.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Participação de atividades prédesportivas que associem condições motoras e físicas dos E.B.C.





3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
As danças brasileiras oriundas de países Africanos.
Ampliação dos movimentos básicos da dança nas dimensões técnica, representativa e de composição utilizando a criatividade e a livre forma de expressão utilizando-se de vídeos, filmes, convidando pessoas da comunidade ou de outros níveis de ensino, para realizar apresentações para a turma ou na escola.     
* Tv , cd e dvd;
* Colchonetes;
* Quadra;
* Sala de aula;
* Auditório;
*  Multimeio;
*  Data show.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS
Representação, realização e reconhecimento das diferentes formas da manifestação da cultura musical brasileira através de instrumentos (berimbau, percussão, ou outros da realidade in loco).
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Dramatização de situações cotidianas que envolvam a diversidade cultural e o meio ambiente valorizando o contexto regional (lendas e rituais).
MULTIPLAS LINGUÁGENS
Montagem de coreografia e confecção de vestimentas das danças folclóricas.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Ginástica rítmica (arcos e fitas) movimentos diversos e montagem de coreografias.
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

Informações preliminares quanto à importância do alongamento e aquecimento na atividade física.
Simulação de situações que exijam a aplicação de primeiros socorros incentivando a participação e a cooperação em busca de resultados que minimizem os danos provenientes da lesão sofrida. Podem-se criar materiais explicativos e informativos para facilitar a sequência de ações necessárias em cada caso apresentado.
• A partir de análises de propagandas de produtos, vídeos, filmes e outros recursos disponíveis, discutir padrões de saúde, beleza, estética.
• Leitura de textos que afirmem a importância da construção de um estilo pessoal de vida em relação a atividade física e alimentação encaminhando para o respeito às diferenças individuais .
• Utilização de diferentes formas de percepção das alterações fisiológicas produzidas pelo movimento realizado em diferentes práticas realizando anotações e tabelas que permitam entender o processo. Percepção da necessidade em melhorar o desempenho físico como condição para manter saúde física e mental.
Ampliação da percepção do ser humano como parte da natureza revelada nos movimentos, nos gestos, na interação e no cuidado.     
*    Tv , cd e dvd;
*    Fita adesiva;
*    Quadra;
*    Sala de aula;
*    Auditório;
*     Multimeios.
*  Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*  Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*  Questionários;
*  Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*  Testes, provas escritas e orais;
*  Auto-avaliação;
*  Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (picadas de insetos e animais peçonhentos).
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Os alimentos industrializados com maior consumo entre (crianças e adolescentes) e as implicações na saúde (biscoito, saldinhos, refrigerantes, entre outros).
MULTIPLAS LINGUÁGENS

A atividade física hidratação e reidratação.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

• As transformações da sexualidade nas diferenças entre gêneros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário