1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | A coluna vertebral e sua implicação na Estruturação corporal e reconhecimento da postura. | ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
PRÁTICAS SOCIAIS | Perceber do seu desempenho físico-motor como referência do esforço realizado. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Entendimento dos planos sagitais e as possibilidades de trabalhar as Habilidades motoras. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Atribuição de sentidos e planos, formas e localização na relação espaçotemporal. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | As mudanças corporais provenientes do seu crescimento e desenvolvimento. |
2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | O esporte como forma integrante do repertório cultural conhecendo e executando estratégias básicas de jogo de cada modalidade os E.B.C. • Entendimento de preenchimento de súmulas dos E.B.C. | • Os Esportes Básicos Comuns são vivenciados na teoria e na prática. Desta maneira, além de conhecer os elementos táticos de cada modalidade esportiva, é necessária a promoção de momentos em que haja reflexão das ações, debates e análise de situações reais, produção de textos, criação de jornais, Rádio Escola, Jornal do Esporte ou Mesas Redondas. • Para a realização de eventos esportivos, os educandos devem ser organizados em grupos, para que todas as partes do evento possam ser experimentadas. • As possibilidades de experimentação de atividades oferecidas em Academias são imprescindíveis para que os educandos possam vivenciar várias opções de atividades físicas. Assim, promover, através de adaptações de espaços e equipamentos, as aulas de ginástica localizadas e aeróbicas com auxílio de parceiros ou ajuda de vídeos disponíveis em sites especializados é possível para os educandos. • A proposta para o ensino de treinamento de força é a utilização de movimentos com o peso do corpo, bem como adaptação e criação de equipamentos, tais como a adaptação de garrafas para criar halteres, caixotes para utilizar como step, entre outros. | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
PRÁTICAS SOCIAIS | Entendimento e análise do esporte e sua manifestação de violência nos espaços competitivos e nas torcidas; • Análise crítica da supervalorização do esporte como espetáculo | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Possibilidades esportivas de E.A como o ciclismo; • Entendimento dos diferentes tipos de provas; • Reconhecimento dos investimentos necessários para a sua prática; • Participação de um passeio ciclístico; • Esportes na natureza com utilização de bicicleta. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | • E.A. conhecimento, vivência e história do xadrez como esporte; • E.A de atividades com raquete como tênis de mesa, tênis, padle, squash e suas possibilidades, regras e vivências no ambiente escolar. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Ginástica em grupo e suas possibilidades no ambiente escolar; • Conhecimento e vivências da ginástica em grupo localizada (aula de glúteo, GAP, super local, entre outras). |
3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | • A dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão). | ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
PRÁTICAS SOCIAIS | • Organização de situações que possibilitam a promoção e realização de mostras de danças para a comunidade escolar e comunidade | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Conhecer e interagir com diferentes grupos Conhecimento e interação com diferentes grupos sociais e étnicos, vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região nordeste como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões corporais. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Dramatização, através do movimento, de fatos, de histórias e fantasias • Experimentos de ritmos de outros países; • Composição de coreografias a partir de temas, materiais ou música; • Conhecimento e ampliação das vivências corporais dos movimentos culturais de Rondônia (quadrilha, Boi-Bumbá) | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Conhecimento e vivências da ginástica aeróbica em grupo (aeróbica, step, circuitos, aero ritmos, dentre outras). | |||
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
PRÁTICAS SOCIAIS | ![]() ![]() | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | ![]() | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | ![]() ![]() | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | ![]() ![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário