quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
A coluna vertebral e sua implicação na
Estruturação corporal e reconhecimento da postura.
*      Aulas expositivas e práticas em laboratório;
*      Realização de testes de avaliação física, com intuito de coletar e organizar dados para iniciar a prática da pesquisa científica.
*      Realização de pesquisas com  a família, com funcionários da escola e com os próprios educandos.


*      Tv , cd e dvd;
*      Balança antropométrica;
*      Fita métrica;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Bamboles;
*      Frequencímetro;
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório;
*      Laboratório.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.


PRÁTICAS SOCIAIS
Perceber do seu desempenho físico-motor como referência do esforço realizado.

MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Entendimento dos planos sagitais e as
possibilidades de trabalhar as Habilidades motoras.

MULTIPLAS LINGUÁGENS
Atribuição de sentidos e planos, formas e localização na relação espaçotemporal.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
As mudanças corporais provenientes do seu crescimento e desenvolvimento.









2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

O esporte como forma integrante do repertório cultural conhecendo e executando estratégias básicas de jogo de cada modalidade os E.B.C.
• Entendimento de preenchimento de súmulas dos E.B.C.
• Os Esportes Básicos Comuns são vivenciados na teoria e na prática.
Desta maneira, além de conhecer os elementos táticos de cada modalidade esportiva, é necessária a promoção de momentos em que haja reflexão das ações, debates e análise de situações reais, produção de textos, criação de jornais, Rádio Escola, Jornal do Esporte ou Mesas Redondas.
• Para a realização de eventos esportivos, os educandos devem ser organizados em grupos, para que todas as partes do evento possam ser
experimentadas.
• As possibilidades de experimentação de atividades oferecidas em Academias são imprescindíveis para que os educandos possam
vivenciar várias opções de atividades físicas. Assim, promover, através de adaptações de espaços e equipamentos, as aulas de ginástica
localizadas e aeróbicas com auxílio de parceiros ou ajuda de vídeos disponíveis em sites especializados é possível para os educandos.
• A proposta para o ensino de treinamento de força é a utilização de movimentos com o peso do corpo, bem como adaptação e criação de equipamentos, tais como a adaptação de garrafas para criar halteres, caixotes para utilizar como step, entre outros.
*      Tv , cd e dvd;
*      bolas variadas
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório
*      Multimeio;
*      Telefones celulares;
*      Câmeras fotográficas;
*      Filmadora;
*      Bússola;
*      Apitos;
*      Cartões (amarelo e vermelho)
*      Bandeirinhas
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Entendimento e análise do esporte e sua manifestação de violência nos espaços competitivos e nas torcidas;
• Análise crítica da supervalorização do esporte como espetáculo
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Possibilidades esportivas de E.A como o ciclismo;
• Entendimento dos diferentes tipos de
provas;
• Reconhecimento dos investimentos
necessários para a sua prática;
• Participação de um passeio ciclístico;
• Esportes na natureza com utilização
de bicicleta.
MULTIPLAS LINGUÁGENS

• E.A. conhecimento, vivência e história do xadrez como esporte;
• E.A de atividades com raquete como tênis de mesa, tênis, padle, squash e suas possibilidades, regras e vivências no ambiente escolar.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Ginástica em grupo e suas possibilidades no ambiente escolar;
• Conhecimento e vivências da ginástica em grupo localizada (aula de
glúteo, GAP, super local, entre outras).





3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
• A dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão).
*      Realização de um festival de dança e teatro,
*        Moontagem de vídeo-clipes com a utilização de celulares.
*        Confecção de álbuns seriados, varais de exposição, dentre outras atividades.
* Tv , cd e dvd;
* Colchonetes;
* Quadra;
* Sala de aula;
* Auditório;
*  Multimeio;
*  Data show.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS
• Organização de situações que possibilitam a promoção e realização de mostras de danças para a comunidade escolar e comunidade
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Conhecer e interagir com diferentes grupos Conhecimento e interação com diferentes grupos sociais e étnicos, vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região nordeste como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões corporais.
MULTIPLAS LINGUÁGENS
Dramatização, através do movimento, de fatos, de histórias e fantasias
• Experimentos de ritmos de outros países;
• Composição de coreografias a partir de temas, materiais ou música;
• Conhecimento e ampliação das vivências corporais dos movimentos culturais de Rondônia (quadrilha, Boi-Bumbá)
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Conhecimento e vivências da ginástica
aeróbica em grupo (aeróbica, step, circuitos, aero ritmos, dentre outras).

4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

*        .Os efeitos do exercício físico sobre o organismo e a saúde: benefícios, riscos, indicações e contra-indicações;
*         Reconhecimento do exercício físico para a prevenção e reabilitação das doenças crônico-degenerativas (diabetes, dislipidemias, entre outros).
*           Aulas expositivas sobre os temas em foco;
*           Realização de mesas redondas,
*           Dramatização de júri (a favor e contra o uso de esteróides e anabolizantes),
*           Convite para depoimentos,
*           Apresentações de vídeos disponíveis na internet,
*           Visitas a academias,
*           Convite para professores de academias realizar “aulões”,
*           Desenvolvimento de campanhas relacionadas à saúde,
*            Gravações de comerciais informativos quanto aos critérios de beleza.     
*    Tv , cd e dvd;
*    Fita adesiva;
*    Quadra;
*    Sala de aula;
*    Auditório;
*     Multimeios.
*  Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*  Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*  Questionários;
*  Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*  Testes, provas escritas e orais;
*  Auto-avaliação;
*  Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

*        Conhecimento e análise de hábitos e uso de drogas lícitas e ilícitas e suas implicações na saúde.
*         Reconhecimento da Ginástica laboral para saúde do trabalhador com vivência das ações motoras.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

*         Noções de procedimentos básicos de primeiros socorros em luxações e desmaios.
MULTIPLAS LINGUÁGENS

*        Situações no trabalho que prejudiquem ou promovam a saúde e a qualidade de vida;
*        Reconhecimento de hábitos, rotinas e postura inadequadas.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

*        Análise crítica dos padrões de beleza, estética e desempenho em detrimento à saúde e as dietas como recursos para atingir estes padrões impostos pela mídia;
*         Compreensão da influência dos modismos na história local e sua influência na saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário