1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | A coluna vertebral e sua implicação na Estruturação corporal e reconhecimento da postura. | Aulas expositivas e práticas em laboratório; Realização de testes de avaliação física, com intuito de coletar e organizar dados para iniciar a prática da pesquisa científica. Realização de pesquisas com a família, com funcionários da escola e com os próprios educandos. | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Perceber do seu desempenho físico-motor como referência do esforço realizado. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Entendimento dos planos sagitais e as possibilidades de trabalhar as Habilidades motoras. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Atribuição de sentidos e planos, formas e localização na relação espaçotemporal. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | As mudanças corporais provenientes do seu crescimento e desenvolvimento. |
2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | O esporte como forma integrante do repertório cultural conhecendo e executando estratégias básicas de jogo de cada modalidade os E.B.C. • Entendimento de preenchimento de súmulas dos E.B.C. | • Os Esportes Básicos Comuns são vivenciados na teoria e na prática. Desta maneira, além de conhecer os elementos táticos de cada modalidade esportiva, é necessária a promoção de momentos em que haja reflexão das ações, debates e análise de situações reais, produção de textos, criação de jornais, Rádio Escola, Jornal do Esporte ou Mesas Redondas. • Para a realização de eventos esportivos, os educandos devem ser organizados em grupos, para que todas as partes do evento possam ser experimentadas. • As possibilidades de experimentação de atividades oferecidas em Academias são imprescindíveis para que os educandos possam vivenciar várias opções de atividades físicas. Assim, promover, através de adaptações de espaços e equipamentos, as aulas de ginástica localizadas e aeróbicas com auxílio de parceiros ou ajuda de vídeos disponíveis em sites especializados é possível para os educandos. • A proposta para o ensino de treinamento de força é a utilização de movimentos com o peso do corpo, bem como adaptação e criação de equipamentos, tais como a adaptação de garrafas para criar halteres, caixotes para utilizar como step, entre outros. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; Bússola; Apitos; Cartões (amarelo e vermelho) Bandeirinhas | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Entendimento e análise do esporte e sua manifestação de violência nos espaços competitivos e nas torcidas; • Análise crítica da supervalorização do esporte como espetáculo | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Possibilidades esportivas de E.A como o ciclismo; • Entendimento dos diferentes tipos de provas; • Reconhecimento dos investimentos necessários para a sua prática; • Participação de um passeio ciclístico; • Esportes na natureza com utilização de bicicleta. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | • E.A. conhecimento, vivência e história do xadrez como esporte; • E.A de atividades com raquete como tênis de mesa, tênis, padle, squash e suas possibilidades, regras e vivências no ambiente escolar. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Ginástica em grupo e suas possibilidades no ambiente escolar; • Conhecimento e vivências da ginástica em grupo localizada (aula de glúteo, GAP, super local, entre outras). |
3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | • A dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão). | Realização de um festival de dança e teatro, Moontagem de vídeo-clipes com a utilização de celulares. Confecção de álbuns seriados, varais de exposição, dentre outras atividades. | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | • Organização de situações que possibilitam a promoção e realização de mostras de danças para a comunidade escolar e comunidade | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Conhecer e interagir com diferentes grupos Conhecimento e interação com diferentes grupos sociais e étnicos, vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região nordeste como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões corporais. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Dramatização, através do movimento, de fatos, de histórias e fantasias • Experimentos de ritmos de outros países; • Composição de coreografias a partir de temas, materiais ou música; • Conhecimento e ampliação das vivências corporais dos movimentos culturais de Rondônia (quadrilha, Boi-Bumbá) | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Conhecimento e vivências da ginástica aeróbica em grupo (aeróbica, step, circuitos, aero ritmos, dentre outras). | |||
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | .Os efeitos do exercício físico sobre o organismo e a saúde: benefícios, riscos, indicações e contra-indicações; Reconhecimento do exercício físico para a prevenção e reabilitação das doenças crônico-degenerativas (diabetes, dislipidemias, entre outros). | Aulas expositivas sobre os temas em foco; Realização de mesas redondas, Dramatização de júri (a favor e contra o uso de esteróides e anabolizantes), Convite para depoimentos, Apresentações de vídeos disponíveis na internet, Visitas a academias, Convite para professores de academias realizar “aulões”, Desenvolvimento de campanhas relacionadas à saúde, Gravações de comerciais informativos quanto aos critérios de beleza. | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Conhecimento e análise de hábitos e uso de drogas lícitas e ilícitas e suas implicações na saúde. Reconhecimento da Ginástica laboral para saúde do trabalhador com vivência das ações motoras. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Noções de procedimentos básicos de primeiros socorros em luxações e desmaios. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Situações no trabalho que prejudiquem ou promovam a saúde e a qualidade de vida; Reconhecimento de hábitos, rotinas e postura inadequadas. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Análise crítica dos padrões de beleza, estética e desempenho em detrimento à saúde e as dietas como recursos para atingir estes padrões impostos pela mídia; Compreensão da influência dos modismos na história local e sua influência na saúde. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário