quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

Conhecimentos das estruturas físico anatômica envolvidos  no movimento (função dos músculos na execução dos movimentos).
*      Aula expositiva;
*      Atividades práticas, com foco no tempo de movimento e tempo de reação, para mensuração das da freqüência cardíaca.
*      Coleta desta freqüência antes, durante e após diferentes atividades práticas.
*      Trabalhar em equipe na confecção de cartazes abordando o desenvolvimento corporal;
*        Elaboração de portfólio com as celebridades, para a representação dos diferentes somatotipos.
*      Tv , cd e dvd;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Bamboles;
*      Frequencímetro;
*      Cronômetro;
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório;
*      Multimeios.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Conhecimento, acompanhamento e mensuração da freqüência cardíaca (antes, durante e após as atividades físicas).

MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

A influência dos estímulos sonoros para realização da ação motora (tempo de movimento e tempo de reação).
MULTIPLAS LINGUÁGENS

Ampliação dos saberes sobre o crescimento e
Desenvolvimento corporal.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

As diferenças de somatotipo de acordo com as modalidades esportivas nos E.B.C.



2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

O esporte como forma integrante do repertório motor identificando e executando os movimentos os fundamentos básicos dos E.B.C.
*     Aulas expositivas sobre a História e os fundamentos dos EBC.
*     Realização de jogos onde os vivenciarão todas as funções de um jogo oficial  como técnico, árbitro e mesário e até mesmo torcida.
*     Elaboração de um livro ilustrado com a presença de imagens retirada in loco, ou com uso da internet.
*     A criação de vídeos, feitos através do celular para o conhecimento dos esportes da Natureza;
*     Palestra sobre o uso da bússola
*     Apresentação de vídeos para conhecimento do uso da Bússola;
*     Organização de passeios em trilhas ecológicas pertencentes ao município
*     Corrida de orientação no próprio ambiente escolar
*     Trabalho em equipe abordando a arbitragem e regras dos EBC.

*      Tv , cd e dvd;
*      bolas variadas
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório
*      Multimeio;
*      Telefones celulares;
*      Bússola;
*      Apitos de harbitragem.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Conhecimento de como iniciou cada modalidade dos E.B.C.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

*     A natureza como fonte e local para a realização de esportes;

*     Os diversos esportes na natureza.
MULTIPLAS LINGUÁGENS

Conhecimento de regras básicas dos E.B.C .
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Noções de arbitragem dentro dos E.B.C .











3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

*    Ampliação dos conhecimentos sobre ás formas de conhecer as possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras;
*    Experiência de diferenciação entre flexibilidade e alongamento.
*   Aula expositiva abordando a diferença entre alongamento e flexilibização;
*   Seção de alongamentos e exercícios de flexibilização;
*   Entrevistas com representantes dos diferentes grupos (tribos) para explicar quais são as características dos grupos a que pertencem;
*   Apresentação em vídeo, elaborado pelos educandos;
*   Dramatização do contexto das tribos.
*   Festival interclasse de conhecimentos regionais;
*      Montagem de vídeo divulgador para turistas.
     
* Tv , cd e dvd;
* Colchonetes;
* Quadra
* Sala de aula
* Auditório
*  Multimeio
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

*    Conhecimento, identificação e representação dos grupos sociais (emo, funck entre outros) para entendimento do respeito às diferenças.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

*    Reconhecimento e valorização das experiências culturais;
*    Conhecimento e interação com diferentes grupos sociais e étnicos vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região centro oeste como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões corporais.
MULTIPLAS LINGUÁGENS

*    Os estilos musicais, conhecimento e expressão dos grupos sociais (emo, funk e outros).
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

*    As diferentes manifestações e representações estéticas apresentadas com ritmo e expressão nos grupos sociais (emo, funk e outros).
4º BIMESTRE:O MOVIMENTO E A SAÚDE”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

*    Atividade Física e Exercício Físico suas diferenças.
*       Aulas expositivas abordando os temas de estudo;
*       Elaboração de folders explicativos, campanhas de conscientização na escola;
*       Passeatas de conscientização da comunidade; palestras de médicos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.
*       Utilização de recursos tecnológicos (imagens e vídeos).
*          A elaboração de projetos interdisciplinares;
*    Tv , cd e dvd;
*    Fita adesiva;
*    Quadra;
*    Sala de aula;
*    Auditório;
*     Multimeios.
*  Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*  Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*  Questionários;
*  Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*  Testes, provas escritas e orais;
*  Auto-avaliação;
*  Pesquisas, debates e seminários.


PRÁTICAS SOCIAIS

*    Capacidade aeróbica e anaeróbica. Diferenças e benefícios para a promoção da saúde.

MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

*    Conhecimentos e orientações de como agir em situações de afogamento e contusões.

MULTIPLAS LINGUÁGENS

*    A importância da segurança e higiene nos diferentes locais próprios para a prática do esporte e da atividade física.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

*    Reconhecimento e compreensão das posturas assumidas no dia-a-dia e suas implicações na saúde (lordose e escoliose).


Nenhum comentário:

Postar um comentário