1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Conhecimentos das estruturas físico anatômica envolvidos no movimento (função dos músculos na execução dos movimentos). | Aula expositiva; Atividades práticas, com foco no tempo de movimento e tempo de reação, para mensuração das da freqüência cardíaca. Coleta desta freqüência antes, durante e após diferentes atividades práticas. Trabalhar em equipe na confecção de cartazes abordando o desenvolvimento corporal; Elaboração de portfólio com as celebridades, para a representação dos diferentes somatotipos. | Tv , cd e dvd; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Cronômetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Conhecimento, acompanhamento e mensuração da freqüência cardíaca (antes, durante e após as atividades físicas). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | A influência dos estímulos sonoros para realização da ação motora (tempo de movimento e tempo de reação). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Ampliação dos saberes sobre o crescimento e Desenvolvimento corporal. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | As diferenças de somatotipo de acordo com as modalidades esportivas nos E.B.C. |
2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | O esporte como forma integrante do repertório motor identificando e executando os movimentos os fundamentos básicos dos E.B.C. | Aulas expositivas sobre a História e os fundamentos dos EBC. Realização de jogos onde os vivenciarão todas as funções de um jogo oficial como técnico, árbitro e mesário e até mesmo torcida. Elaboração de um livro ilustrado com a presença de imagens retirada in loco, ou com uso da internet. A criação de vídeos, feitos através do celular para o conhecimento dos esportes da Natureza; Palestra sobre o uso da bússola Apresentação de vídeos para conhecimento do uso da Bússola; Organização de passeios em trilhas ecológicas pertencentes ao município Corrida de orientação no próprio ambiente escolar Trabalho em equipe abordando a arbitragem e regras dos EBC. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Bússola; Apitos de harbitragem. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Conhecimento de como iniciou cada modalidade dos E.B.C. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | A natureza como fonte e local para a realização de esportes; Os diversos esportes na natureza. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Conhecimento de regras básicas dos E.B.C . | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Noções de arbitragem dentro dos E.B.C . |
3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Ampliação dos conhecimentos sobre ás formas de conhecer as possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras; Experiência de diferenciação entre flexibilidade e alongamento. | Aula expositiva abordando a diferença entre alongamento e flexilibização; Seção de alongamentos e exercícios de flexibilização; Entrevistas com representantes dos diferentes grupos (tribos) para explicar quais são as características dos grupos a que pertencem; Apresentação em vídeo, elaborado pelos educandos; Dramatização do contexto das tribos. Festival interclasse de conhecimentos regionais; Montagem de vídeo divulgador para turistas. | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra Sala de aula Auditório Multimeio | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Conhecimento, identificação e representação dos grupos sociais (emo, funck entre outros) para entendimento do respeito às diferenças. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Reconhecimento e valorização das experiências culturais; Conhecimento e interação com diferentes grupos sociais e étnicos vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região centro oeste como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões corporais. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Os estilos musicais, conhecimento e expressão dos grupos sociais (emo, funk e outros). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | As diferentes manifestações e representações estéticas apresentadas com ritmo e expressão nos grupos sociais (emo, funk e outros). | |||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Atividade Física e Exercício Físico suas diferenças. | Aulas expositivas abordando os temas de estudo; Elaboração de folders explicativos, campanhas de conscientização na escola; Passeatas de conscientização da comunidade; palestras de médicos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Utilização de recursos tecnológicos (imagens e vídeos). A elaboração de projetos interdisciplinares; | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Capacidade aeróbica e anaeróbica. Diferenças e benefícios para a promoção da saúde. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Conhecimentos e orientações de como agir em situações de afogamento e contusões. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | A importância da segurança e higiene nos diferentes locais próprios para a prática do esporte e da atividade física. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Reconhecimento e compreensão das posturas assumidas no dia-a-dia e suas implicações na saúde (lordose e escoliose). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário