1º BIMESTRE 1º ANO | ||||
“O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | • Condutas psicomotoras (coordenações motora ampla e coordenação motora fina). | Planejamento de situações variadas que possibilitem às crianças comunicar-se entre si através de gestos, movimentos, expressões faciais, olhares expressando emoções, sentimentos e necessidade estabelecendo um diálogo entre o seu corpo e o corpo dos outros. • Ao som de músicas de diferentes estilos (brinquedos cantados) propor movimentos corporais que exercitem diferentes partes do corpo e diferentes movimentos com graus de dificuldade crescentes. • Com o auxílio de fita adesiva ou tinta colorida, traçar linhas de diferentes tamanhos e de diferentes formatos no pátio da escola permitindo que as crianças exercitem o equilíbrio ao caminhar sobre elas. • Participação em atividades que permitam o exercício dos elementos fundamentais da ginástica ( andar, correr, saltar, lançar, chutar, girar, rastejar. • Transportar, balançar, etc.) utilizando ou não materiais em diferentes direções e posições. • Dramatização de histórias infantis. • Participação em jogos que desenvolvam condutas psicomotoras: coordenação motora ampla e fina, lateralidade, organização espaçotemporal, acuidade visual e auditiva. • Jogos de imitação, por exemplo, de uma semente se transformando em planta realizando gestos que identifiquem as diferentes etapas do seu crescimento. Uma roda de conversa permite a sensibilização para com o cuidado a ser dispensado as plantas acentuando sua importância para o meio em que vivemos. Ampliação da percepção de sons, cores, cheiros, gostos e sensações através de atividades que envolvam os sentidos | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Habilidades motoras fundamentais locomotoras (Diferenças e semelhanças entre as formas de movimentar-se das pessoas). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | O equilíbrio corporal em diferentes tipos de relevos e ambientes (Ambientes naturais e ambientes produzidos pelo homem). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Perceber o esquema corporal compreendendo os elementos constituintes reconhecendo este esquema no seu corpo e a imagem do corpo do outro. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Detalhamento de pequenos movimentos humanos através da coordenação óculo manual, viso motor e óculo pedal. (Capacidade de utilizar os olhos e as mãos, olhos e os pés). |
2º BIMESTRE | ||||
: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS EESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | A linguagem dos movimentos do corpo em jogos infantis populares regionais com e sem materiais. | Participação dos educandos em jogos e brincadeiras infantis característicos da região, garantindo a participação de todos através de diferentes critérios (negociados entre professor e educandos) para selecionar equipes com discussão sobre regras estabelecidas. • Jogos recreativos que envolvam perseguição (por exemplo: gato e rato), que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa. • Brincar, valorizando a participação do outro, através de jogos cooperativos em grandes jogos, ambientes fechados, com e sem materiais. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; Bússola; Apitos; Cartões (amarelo e vermelho) Bandeirinhas | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Jogos de perseguição e brincadeiras trabalhados com regras de convivência; • Entendimento de atitudes positivas em valores humanos através de jogos cooperativos. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Brincadeiras e jogos tradicionais realizados em ambientes diversos (resgate das vivências familiares). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Vivência das diferentes linguagens corporais através de iniciação ao atletismo (corridas e saltos). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | • Percepção, recepção e criação do movimento em diferentes linguagens partindo da ginástica geral (solo e rolamentos). |
3º BIMESTRE | ||||
: “O MOVIMENTO EM EXPRESSÃO E RÍTMO” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Produzindo diferentes sons com o corpo. | Realização de movimentos básicos da dança executando-os de forma individual e ao longo da progressão em sequências que se ampliem de forma gradativa respeitando os ritmos próprios da criança. Utilização de diferentes materiais de sucata na construção de materiais que permitam a realização de atividades rítmicas manifestadas ao som de músicas. (por exemplo – bandinha rítmica). • Expressão através do canto e movimentos de cantigas de roda conhecidas. • Através de desenhos, comparação de brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós com as brincadeiras que se tornam rotina na vida das crianças ( videogames, por exemplo). | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | A Linguagem corporal produzida através da dança folclórica manifestada em seu município. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Percepção, resgate e resgate dos brinquedos cantados (cantigas de rodas) que vinculem em seu contexto o meio ambiente e a diversidade cultural. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Movimentos rítmicos do corpo; • Mímica das múltiplas linguagens (representações de diferentes povos profissões e etnias); • Dramatização. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Percepção e representação de histórias Dramatizando com o corpo. |
4º BIMESTRE | ||||
“O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Atividade física e higiene pessoal (cuidados com o próprio corpo). | Representação através da mímica de palavras e pequenas frases que indiquem ação em busca da adivinhação dos colegas: por exemplo caso da higiene pessoal) ou ações que demonstrem o cuidado com a higiene da casa, da escola, do lugar onde mora, com os animais e outros seres vivos. • Atividades na terra ou areia com uso da água, em pequenos grupos expressando, de forma compartilhada modelos de situações significativas no seu cotidiano. • Para desenvolver e preparar atividades de higiene bucal o educador poderá utilizar de dramatização, teatrinhos de fantoches, dedoches e brinquedos cantados, bem como, apresentação de vídeos aulas; • Ao abordar a temática de postura em situações diversas, o educador deve priorizar o ensinamento de adequações de movimentos rotineiros da criança tais como: carregar o carrinho da mochila, a mochila nas costas, a maneira adequada para andar de bicicleta dentre outros. | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | • Higiene e preservação dos espaços sociais de convivência da escola (locais disponibilizados para a Educação Física). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Diversidade social e cultural das formas de alimentação e seus reflexos nas condições gerais de saúde (frutas da região). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Postura em situações diversas (sentado, caminhando e ao carregar objetos). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | A importância da mastigação para a saúde e os hábitos de mastigação (chicletes e outros). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário