1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Compreensão e reconhecimento das partes do corpo que influenciam na atividade física (coração e pulmões). | • Imitação do movimento do corpo e expressões faciais de uma seqüência de imagens projetadas ou apresentadas em cartazes de forma seqüencial com intervalos crescentes de tempo. • As organizações das ações propostas partem de práticas realizadas como próprio corpo, na exploração de espaços disponíveis e através de circuitos. | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Refinamento das vivências óculo manual e óculo pedal. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Perceber os limites e possibilidades em atividades que envolvam as habilidades motoras complexas (especializadas) ou combinadas (saltar e bater, correr e arremessar,saltar e girar, dentre outras) | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Experimentação dos diferentes tipos de força (explosiva, isométrica e dinâmica). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Organização e estruturação espaço temporal e suas implicações nas diversas modalidades esportivas. |
2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Reconhecimento, práticas e análise de situações pré-desportivas de modalidades esportivas dos E.B.C. | Criação de regras para jogos e brincadeiras de modo a estimular o respeito ao outro e estabelecer trânsito com os demais componentes curriculares. • Jogos recreativos que envolvam perseguição, que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa. • Incentivo ao uso de jogos que exijam raciocínio lógico. • Jogos pré-esportivos, esportes coletivos e individuais situando-os no contexto histórico-cultural em que foram criados, reconhecendo as principais regras a sua realização e as estratégias básicas de diferentes modalidades. Utilizar para ampliar as discussões de informações e imagens disponíveis na mídia. • Participação em jogos respeitando aspectos técnicos e estéticos, utilizando os fundamentos das modalidades esportivas nos movimentos táticos dos jogos em busca de um melhor desempenho. • Execução de movimentos básicos de ataque e defesa das lutas progredindo para o desenvolvimentos de habilidades básicas e suas manifestações nas técnicas. Cabe ao educador, que não possua conhecimentos e habilidades necessários para o ensino educacional na área de lutas, buscar na comunidade local parcerias com pessoas que tenham conhecimentos/habilidades específicos nas mesmas. Na ausência destes, promover o conhecimento através de pesquisas diversas e proporcionar as vivências motoras, por meio de vídeos técnicos ou disponíveis na internet. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; Bússola; Apitos; Cartões (amarelo e vermelho) Bandeirinhas | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Reconhecimento, práticas e análise de situações pré-desportivas de modalidades esportivas dos E.B.C. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Reconhecimento da possibilidades de utilização de espaços sociais e da flora para a prática da atividade física e lazer como ciclismo, trilhas e corridas de orientação. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | dos esportes alternativos individuais e as lutas e suas possibilidades no ambiente escolar (capoeira, judo, tênis, natação, ciclismo, dentre outros). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Reconhecimento, práticas e análise de situações prédesportivas de modalidades esportivas dos E.B.C. | |||
3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Expressão corporal e narrativas de histórias através do corpo. | Ampliação dos movimentos básicos da dança nas dimensões técnica, representativa e de composição utilizando a criatividade e a livre forma de expressão utilizando-se de vídeos, filmes, convidando pessoas da comunidade ou de outros níveis de ensino, para realizar apresentações para a turma ou na escola. | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | As danças, nos diferentes grupos sociais e a mídia. As implicações na sociedade (representação e análise). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Representação e construção de vestimenta das diferentes manifestações da dança das regiões brasileiras. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Ginástica rítmica (bolas, cordas, fitas, arcos e maças) movimentos diversos e montagem de coreografias utilizando os elementos | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | • Relacionar, conhecer e analisar as diferentes • personalidades da música e dança pop contemporânea e suas influências nos hábitos dos adolescentes. | |||
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | A importância da atividade física no combate ao sedentarismo. | Simulação de situações que exijam a aplicação de primeiros socorros incentivando a participação e a cooperação em busca de resultados que minimizem os danos provenientes da lesão sofrida. Podem-se criar materiais explicativos e informativos para facilitar a sequência de ações necessárias em cada caso apresentado. • A partir de análises de propagandas de produtos, vídeos, filmes e outros recursos disponíveis, discutir padrões de saúde, beleza, estética. • Leitura de textos que afirmem a importância da construção de um estilo pessoal de vida em relação a atividade física e alimentação encaminhando para o respeito às diferenças individuais . • Utilização de diferentes formas de percepção das alterações fisiológicas produzidas pelo movimento realizado em diferentes práticas realizando anotações e tabelas que permitam entender o processo. Percepção da necessidade em melhorar o desempenho físico como condição para manter saúde física e mental. Ampliação da percepção do ser humano como parte da natureza revelada nos movimentos, nos gestos, na interação e no cuidado. | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (fraturas e queimaduras). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Pirâmide alimentar (com base na atividade física) Proteínas, carboidratos e gorduras | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Trabalhando a linguagem corporal através da mensuração da freqüência cardíaca. (entendimento e experimentações da ação). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Ampliação do conhecimento das modificações corporais e suas implicações na atividade física. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário